Varicocele tem cura ?
O que é varicocele?
Varicocele é a dilatação anormal de veias, varizes. Situam-se ao longo do funículo espermático, estrutura que comunica as estruturas de dentro do abdome até os testículos, e ao redor do testículo.
Varicocele - Diagnóstico
A maioria dos homens com varicocele não tem sintomas. Alguns ocasionalmente queixam de sensação de peso, dor ou aumento do volume escrotal.
Devido aos poucos sintomas existentes, o diagnóstico baseia-se no exame físico que o médico realiza. Este exame deve ser realizado com o paciente em pé, em ambiente tranquilo, em temperatura não refrigerada, o que favorece o relaxamento da musculatura local. A manobra de Valsalva (fazer força para aumentar a pressão abdominal), em geral, facilita a visibilidade e palpação das veias dilatadas. Examina-se, posteriormente, o paciente deitado, para avaliar outras alterações nos testículos e órgãos anexos, observando a eventual diferença de tamanho entre os dois lados. Assimetria ou hipotrofia testicular são sugestivas de dano testicular e podem orientar o tratamento cirúrgico, principalmente em adolescentes.
O exame de Espermograma na Varicocele - Infertilidade e alteração de espermograma
No universo de casos de homens com varicocele, nem todos terão problemas de fertilidade, mas no universo de homens inférteis a varicocele é a causa de infertilidade em cerca de 40% dos casos.
Nem todos os homens com varicocele terão problemas para gerar filhos, porém, uma vez detectada sua presença, é fundamental uma avaliação com um exame de espermograma, que poderá ser repetido sequencialmente até definir se há ou não alteração na produção de espermatozóides (seja em número, motilidade ou forma dos espermatozóides).
Varicocele - Tratamento
O procedimento para correção de varicocele estaria indicado em caso de duas situações (alterações): alta correção cirúrgica da varicocele, com o intuito de melhorar o potencial de fertilidade masculino, é bastante empregada atualmente.
O objetivo do procedimento é a interrupção do fluxo de sangue pelas veias dilatadas. É importante preservar a artéria testicular, que nutre o testículo, bem como o canal deferente com sua vascularização, e os vasos linfáticos que transportam a linfa do cordão espermático e dos testículos. ereção do espermograma com infertilidade e/ou dor crônica nos testículos.
Comentários
Postar um comentário