Mitos e verdade sobre a gravidez - Salto alto, fumo,banho de sol, tintura e raio X

Gravidez

Tingir os cabelos

O uso ou não de tintura ou qualquer outro produto químico nos cabelos durante a gravidez é um dos assuntos mais polêmicos entre as mamães e os profissionais de saúde. Para começar, se for possível, os profissionais recomendam que, antes de engravidar, você pinte os cabelos de uma cor semelhante ao seu tom natural. Dessa forma, os fios não crescem com uma diferença muito brusca de coloração durante a gestação.


Embora não existam até o momento estudos conclusivos sobre o assunto, a utilização de produtos químicos, principalmente à base de amônia ou metais pesados, não são recomendados nessa fase, pois o contato dessas substâncias com o couro cabeludo pode fazer com que elas sejam absorvidas e levadas à circulação sanguínea e, assim, serem tóxicas ao feto. Entre as opções estão as tinturas sem amônia, xampus tonalizantes e hennas naturais. Mesmo assim, o é melhor é evitáevitar -los tingir os cabelos antes das 14ª ou 16ª semanas de gestação, quando o feto está se formando.
Depois dos três primeiros meses, também é possível fazer “reflexos”, tingindo os fios distante aproximadamente dois dedos da raiz para as pontas.
Vale ressaltar que, justo por ser um assunto controverso, de opiniões variadas, o mais importante é consultar seu médico antes de usar qualquer produto.

Fumar prejudica, e muito

É de conhecimento geral que o hábito de fumar já é prejudicial à saúde, e durante a gravidez está formalmente contra-indicado. A gestante que fuma pode ter sérios problemas de circulação sanguínea da placenta. Isso pode prejudicar muito a chegada de oxigênio e nutrientes para o bebê, causando não só restrição tardo de crescimento do feto como também, por exemplo, o descolamento prematuro da placenta, ruptura precoce da bolsa d’ água, diminuição do líquido dentro da cavidade uterina, etc. Consequentemente, fatores como esses o tabagismo diminui em as chances de o beber nascer saudável.
Além de afetar o desenvolvimento do feto, o hábito de fumar durante a gestação pode acarretar uma maior possibilidade de partos prematuros ou mesmo de bebês natimortos. A grávida que fuma muito (mais de 10 cigarros por dia) corre também o risco de ter um filho anormalmente pequeno, de baixo peso ou com insuficiência cardíaca antes do parto. As crianças filhas de pais fumantes estão mais propensas a terem no futuro problemas respiratórios, bronquites e pneumonias.
Portanto, o ideal seria que ao interromper tentar parar de o hábito de fumar durante a gravidez, os pais se vissem estimulados a abandonar de uma vez por todas o cigarro, como forma de proteger a si mesmos e pensando na proteção de seus filhos.

Salto Alto

À medida que a barriga cresce, o ponto de equilíbrio da mulher também se modifica. Por isso, a escolha dos sapatos certos também é importante durante a gravidez.
Recomenda-se dar preferência aos sapatos confortáveis, de salto baixo e base larga, evitando a chance de quedas.
São permitidos saltos de até 3 cm e alguma elasticidade. Além de não prejudicarem a coluna, são confortáveis para os pés, que tendem a inchar ao longo do dia. Mas no final da gestação, é indicado o uso exclusivo de sapatos baixos , principalmente devido às dores nas costas e porque o salto alto intensifica ainda mais a lordose típica da gravidez.

Banho de Sol

Devido à mudança hormonal que ocorre durante a gravidez, a pigmentação da pele pode aumentar irregularmente em algumas áreas, como no rosto. Por isso, durante essa fase, principalmente após o segundo trimestre da gestação, o uso de alguns tipos de protetores solares é indicado. Ainda assim, banhos de sol em excesso devem ser evitados, pois podem aumentar as manchas da pele.-

Raio X

Não precisa entrar em pânico caso seja necessário fazer um exame de raio X. Se necessário (por exemplo, suspeita de fratura óssea), a grávida pode se submeter a esse tipo de exame, pois a dose de radiação é mínima. Mas é bom evitar as radiações nos primeiros três meses de gravidez. O raio X, como toda radiação, danifica o DNA celular. Embora as chances sejam baixas, o desenvolvimento do feto pode ficar comprometido. Hoje já existem exames de imagem seguros para grávidas, como a ressonância magnética nuclear. Mas para fazer o raio X comum, os médicos e técnicos que o realizam sempre devem ser avisados da gravidez, pois em alguns casos recomenda-se que a gestante use um avental de chumbo sobre o abdome, que protege a mãe e o bebê.

Comentários

Postagens mais visitadas