BEBÊ DESENVOLVENDO NA BARRIGA DA MÃE

O começo de tudo é a concepção, que é encontro do óvulo com o espermatozoide acontece sem que você perceba, depois de duas semanas parecem os primeiros sintomas da gravidez que só vão aparecer cerca de duas semanas depois.


Primeiro trimestre
Os três primeiros meses da gestação são marcados pela formação de praticamente todos os órgãos do bebê, Ele passa de uma bolinha de células a uma miniatura de ser humano.

3º semana



Será que já tem alguma coisa acontecendo dentro do útero? Na verdade, muita! Neste momento, seu futuro bebê é uma minúscula bolinha formada por centenas de células que se multiplicam freneticamente. 
Quando essa bola de células (chamada blastocisto) se assentar em seu útero, a parte dela que se transformará na placenta vai começar a produzir o hormônio da gravidez (gonadotrofina coriônica humana, hCG). Veja mais detalhes na figura.
Esse hormônio avisa aos ovários para pararem de liberar óvulos e provoca um aumento da produção de estrogênio e progesterona (que impedem o útero de "descascar" sua parede e estimulam o crescimento da placenta). O hCG é também o hormônio que é detectado.

4º semana



O aglomerado de células -- agora chamado embrião -- que está crescendo dentro do seu útero é minúsculo, do tamanho de uma sementinha. Ele se divide em camadas, que mais tarde vão formar órgãos e tecidos. 

O tubo neural -- a partir de onde vão brotar o cérebro, a espinha dorsal, a medula espinhal e os nervos -- se desenvolve na camada superior. O coração e o sistema circulatório começam a aparecer na camada do meio. 

Ao mesmo tempo, já estão funcionando uma primeira versão da placenta -- as vilosidades coriônicas --, e o cordão umbilical, que leva nutrientes e oxigênio para o bebê.
Se você ainda não confirmou a gravidez, pode fazer um teste de farmácia ou um exame de sangue para detectar a presença do hormônio da gravidez, o BhCG. Há também outros sinais que mostram que você pode estar grávida.
Consulte nossa calculadora da gravidez para descobrir para quando é o seu bebê. Assim que você confirmar a gravidez, é bom marcar uma consulta com o ginecologista ou obstetra. Um bom acompanhamento no pré-natal é uma das melhores formas de garantir a sua saúde e a do seu bebê durante a gravidez.

5º semana


Pode ser que você ainda não pareça nem um pouco grávida, mas o coração do seu embrião já começou a bater e a bombear sangue. 

O coração está se dividindo em câmaras e logo assumirá um ritmo mais regular. O embrião em si tem cerca de meio centímetro de comprimento e parece mais um girino que um bebê. Ele passará por um estirão esta semana.
Os órgãos principais, como os rins e o fígado, começam a crescer. O tubo neural, que liga o cérebro e a medula espinhal, vai se fechar esta semana. Começam a brotar os membros superiores e inferiores do embrião, botõezinhos que darão origem aos braços e às pernas do bebê. Os intestinos estão se desenvolvendo e o apêndice está no lugar.

6º semana


O embrião está do tamanho de um grão de lentilha esta semana. Se você conseguisse enxergar dentro da sua barriga, veria que o feto tem uma cabeça desproporcionalmente grande em relação ao corpo. 

Os traços faciais do embrião estão se formando, e há manchas escuras no lugar dos olhos, aberturas onde ficarão as narinas e pequenas saliências marcando as orelhas.
Ainda não dá para ouvir, mas o coração (que está dividido nas câmaras direita e esquerda) está batendo ao ritmo de 150 batimentos por minuto, o dobro do seu ritmo cardíaco.
No meio desta semana, o embrião começa a se mexer. Mas não tem jeito, você terá de esperar até o segundo trimestre da gravidez para perceber as sessões de ginástica do seu bebê.

7º semana

O embrião, que agora tem 1,25 centímetro de comprimento, desenvolveu os dedos da mão e do pé, ainda ligados entre si por uma leve membrana. É um feijãozinho que se mexe o tempo todo e que pula para lá e para cá. 

O fígado produz grandes quantidades de glóbulos vermelhos do sangue, até que a medula óssea se forme e assuma essa função.

A oitava semana marca o início de um estágio de desenvolvimento bastante movimentado. De agora até a 20a. semana, seu bebê vai crescer rápido, e as partes do corpo que se formaram nas primeiras semanas (como o coração e o cérebro) vão ficar mais especializadas e complexas.
Agora, os dentes e o palato estão se formando, e as orelhas continuam se desenvolvendo. A pele do feto é finíssima, e dá para ver claramente as veias.
Você está em pleno primeiro trimestre, a fase em que muitas mulheres reclamam das dores e dos incômodos comuns da gravidez. Talvez esteja quase impossível manter alguma coisa no estômago, graças aos enjoos, causados em parte pelos hormônios da gravidez que circulam pelo seu corpo.

É provável que você esteja precisando fazer xixi com muito mais frequência que o normal -- seu útero está crescendo e pressionando a bexiga, e os hormônios estão afetando o equilíbrio dos líquidos do corpo. Tudo isso costuma ir melhorando conforme a gestação avança.


8º semana

Parabéns -- seu embrião foi promovido a feto. Seu útero está crescendo para acomodar o novo hóspede, que agora mede em torno de 1,6 centímetro. 

Várias mudanças acontecem esta semana -- a cauda embrionária desaparece e todos os órgãos, músculos e nervos estão começando a funcionar. As mãos já se flexionam no punho, e os pés começam a perder a aparência de pé-de-pato. As pálpebras começam a cobrir os olhos.
Sua silhueta também está mudando com a gravidez. É possível que seus seios tenham aumentado tanto que já seja necessário um sutiã novo, com mais sustentação.
Sua cintura pode já estar alargando, e você vai ter que arquivar a calça jeans favorita até o ano que vem. Se você beber bastante água -- pelo menos oito copos por dia --, vai ingerir flúor suficiente para que o cálcio e o fósforo se fixem adequadamente nos dentes e nos ossos do bebê.


9º semanas

No final da semana, seu feto terá cerca de 2,3 centímetros de comprimento e apenas 2 gramas de peso. 

Os pulsos estão mais desenvolvidos, os tornozelos já se formaram e os dedos das mãos e dos pés são claramente visíveis. Os braços vão ficando mais compridos e já se flexionam nos cotovelos. Ao fim da semana, as estruturas internas dos ouvidos estão concluídas.

Embora ainda não dê para identificar o sexo do bebê pelo ultrassom, os órgãos genitais começaram a se formar. A esta altura, a placenta já se desenvolveu o suficiente para assumir a maior parte do importante trabalho que é produzir os hormônios.
Logo você terá de tomar decisões, junto com seu médico, sobre exames pré-natais específicos. 
Com nove semanas de gravidez completas, entrando na décima, você pode estar com a impressão de estar ficando maluca. Um dia está feliz da vida, no outro de péssimo humor. 

Por mais que essa instabilidade emocional incomode, principalmente mulheres que gostam de estar no controle da situação, ela é normal e deve continuar por toda a gravidez. Um dos motivos da turbulência nas emoções são os hormônios, que estão a toda no corpo.
10º semanas

O feto tem apenas 3 centímetros de comprimento do alto da cabeça até o bumbum, e pesa menos de 4 gramas. 

Mesmo tão pequeno, engole líquido e dá chutes o tempo todo. Todos os dias surgem novos detalhes, como as unhas e um pouco de cabelo, uma leve penugem.

Os órgãos vitais -- o fígado, os rins, o cérebro e os pulmões -- estão totalmente formados e já funcionam, e a cabeça tem quase metade do comprimento do corpo inteiro. A testa ainda está saltada, mas logo vai assumir uma forma mais humana.
Se você pudesse dar uma olhadinha no seu bebê esta semana, conseguiria enxergar claramente o desenho de sua coluna. Os nervos se expandem a partir da medula espinhal.
Seu útero está do tamanho de um mamão papaia pequeno. Com a ajuda de um doppler, um estetoscópio por ultrassom, logo vai dar para ouvir as batidas rápidas do coração do feto -- uma grávida comparou o som ao galope de um cavalo.

11º semanas

Você está chegando perto do fim do primeiro trimestre. Quando as próximas semanas passarem, a maior parte do desenvolvimento mais crucial do bebê já terá acontecido, e o risco de aborto espontâneo diminuirá consideravelmente. 

Do alto da cabeça até o bumbum, o feto tem 4 centímetros e o corpo todo formado, desde os dentes até as unhas do pé. 

Seu bebê leva uma vida agitada, dando chutes e se esticando; os movimentos são tão fluidos que parecem um balé aquático.
A principal tarefa do feto, durante os próximos seis meses, é crescer e se fortalecer até ser capaz de sobreviver por conta própria fora do útero.

Talvez seu médico sugira que você faça o exame de translucência nucal, por ultrassom, para detectar sinais de problemas genéticos. 
Esse exame é feito entre a 11 a e a 14 a semana de gestação, e os resultados são avaliados em conjunto com os do ultrassom.

Pode ser que apareça na sua barriga uma linha vertical escura. Seu útero já está acima dos ossos da pelve e o médico já consegue senti-lo num exame externo.
12º semanas


O rosto do seu bebê começa a ter uma aparência mais humana, embora ele tenha apenas 5,5 centímetros de comprimento do topo da cabeça até o bumbum, e pese menos de 15 gramas. 

Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, já se aproximaram um do outro. As orelhas estão quase na posição normal. 

O fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga.

O feto se mexe se alguém cutuca a sua barriga, mas você ainda não consegue sentir os movimentos dele. 

As células nervosas fetais se multiplicam rapidamente, e as sinapses (conexões neurológicas no cérebro) estão se formando.
O bebê adquiriu mais reflexos: se alguma coisa encosta na palma da mão, os dedos fecham; se alguma coisa encosta na sola do pé, os dedos se curvam; e, se alguma coisa encosta nas pálpebras, os músculos dos olhos se contraem.
O médico já consegue sentir a parte superior do útero, também chamada de fundo uterino, na parte de baixo da barriga. Agora que você está entrando no segundo trimestre, acaba não tendo como fugir das roupas mais folgadas.

Pode ser que a sensação de enjoo passe, e você perceba que seu apetite voltou. Saiba quais nutrientes você precisa comer nas próximas semanas.
13º semanas

O feto agora tem quase 8 centímetros de comprimento, se medido da cabeça até o bumbum, e pesa pouco menos de 25 gramas -- mais ou menos metade de uma banana. 

Ele já tem impressões digitais só suas, e começa a fazer o movimento de procurar o mamilo para mamar.

Se você estiver grávida de uma menina, ela já possui cerca de 2 milhões de óvulos dentro dos ovários; quando nascer, esse número terá diminuído para cerca de 1 milhão. 

Conforme ela for ficando mais velha, o número de óvulos vai cair ainda mais, e, aos 17 anos, ela terá 200 mil óvulos.
Quanto a você, as coisas devem estar começando a parecer mais fáceis. Para muitas mulheres, os efeitos colaterais do princípio da gravidez -- frequência urináriacansaçoenjoos -- diminuem no segundo trimestre.
Embora sua barriga provavelmente já esteja aparecendo o suficiente para mostrar ao mundo que você está grávida, ela ainda não atrapalha muito. 

Faltam meses para o parto, mas seus seios podem já ter começado a produzir o colostro, um líquido amarelado e meio transparente que vai alimentar o bebê nos primeiros dias, antes da "descida" do leite.
14º semanas


Da cabeça até o bumbum, seu bebê mede cerca de 9 centímetros de comprimento e pesa em torno de 45 gramas. 

O corpo agora cresce mais rápido que a cabeça. Esta semana, a pele, fina como um papel de seda, cobre-se de lanugo (um pelo finíssimo e macio que costuma desaparecer antes do nascimento).

As sobrancelhas e o cabelo começam a surgir, mas o cabelo pode mudar de cor e de textura depois que o bebê nascer.

Nesta fase, o feto consegue fazer os movimentos de agarrar, franzir as sobrancelhas, fazer caretas e ficar vesgo. Talvez saiba até chupar o dedo. 
Os pesquisadores acreditam que esses e outros movimentos correspondam ao desenvolvimento de impulsos no cérebro.

Se você ainda não fez a medição da translucência nucal, o período ideal para realizar o exame termina esta semana.

Pelo ultrassom, o médico mede a espessura de uma dobra no pescoço do bebê, para detectar sinais de síndrome de Down ou outros problemas congênitos. 
15 semanas

Mesmo que você ainda não consiga sentir, seu pequeno hóspede tem soluços com frequência. 

Isso acontece com todos os bebês mesmo antes de eles respirarem, mas não sai nenhum som, já que a traqueia está preenchida de líquido, em vez de ar. 

Embora você provavelmente já tenha engordado entre 2 e 5 quilos, o feto não pesa mais que 70 gramas. Ele tem cerca de 11 centímetros de comprimento, contando do topo da cabeça até o bumbum.

As pernas estão ficando mais compridas que os braços, as unhas já estão completamente formadas e todas as articulações funcionam. 

Agora talvez já dê para descobrir o sexo do bebê numa ultrassonografia, pois os órgãos genitais externos podem estar desenvolvidos o suficiente para ser distinguidos pelo profissional que a atender.

Se a ideia de ter um filho parece muito distante, nada como sentir os movimentos do bebê pela primeira vez para torná-la mais real.

A maioria das futuras mães consegue distinguir os movimentos entre a 16a e a 22a semana. Se esta não é sua primeira gravidez, você tem uma chance maior de ter essa sensação mais cedo. Você pode achar que são meros gases, e na verdade é seu bebê dando cambalhotas.







Comentários

Postagens mais visitadas