Gravidez psicológica

Gravidez psicológica

A gravidez psicológica pode ser considerada como um transtorno de caráter basicamente emotivo, e tem sua origem no psicológico da mulher, isso pode ocorrer por diversos fatores como o desejo imenso em engravidar ou o receio, medo de estar grávida.
Nesse processo a mulher sente basicamente todos os indícios de uma gestação verdadeira, a ausência da menstruação é o primeiro fator relevante, nota-se um aumento do abdômen, seios mais volumoso, náuseas, cansaço e em alguns casos sente-se até o bebê mexer, tudo de caráter emocional.
A Pseudociese, ou gravidez psicológica é mais comum entre mulheres com baixa instrução, mas também ocorre em mulheres solteiras, ativas e profissionalmente capacitadas, tidas como intelectuais.
Apesar de apresentar sintomas típicos de gravidez, ela pode ser facilmente descartada através do exame HCG, o famoso exame de sangue, colhido em laboratório, pois esse hormônio só é produzido quando existe um embrião. Portanto, a ausência de menstruação nem sempre é o indicador máximo de gravidez, pode ocorrer vários outros fatores médicos contribuindo para a ausência do ciclo, recomenda-se sempre, fazer exames que atestem a gravidez com até cinco dias de atraso menstrual para não ocorrer falsos resultados. Em todos os casos a ajuda médica é o mais indicado, pois a gravidez psicológica envolve muitos fatores tanto físicos quanto emocionais e muitas se recusam a acreditar que não estão grávidas, a ajuda da família e amigos é fundamental nesse processo.
Não há como definir quais mulheres sofrerá com gravidez psicológica, todas estão sujeitas a essa síndrome dependendo do seu grau emotivo e da pressão familiar em que vivem.
Mas fique alerta, alguns especialistas acreditam que a gravidez psicológica está relacionada a outros fatores médicos mais graves que merecem cuidados, como os ovários policísticos, neoplasias uterinas que são tumores ou câncer do útero, distúrbios ovarianos e hormonais.

O que é gravidez psicológica?


Comentários

Postagens mais visitadas