cauterização no colo do útero é um tratamento realizado com o objetivo de provocar feridas no útero para uma melhor cicatrização.
Na medicina há vários tratamentos indicados pra determinados tipos de doenças e a cauterização do colo do útero é um deles. Cauterização do colo do útero é um procedimento médico indicado para o tratamento de feridas e cervicites que atingem a parede externa do útero. Essas feridas aparecem por conta de infecções, alterações hormonais e traumas ocasionados na parede do útero.
Primeiramente é feito um tratamento com o uso de pomadas antibióticas que ajudam na cicatrização das feridas, entretanto, se o problema não se resolver, o médico ginecologista opta pelos métodos de cauterização que são feitos no próprio consultório médico. Conheça um pouco mais sobre:
Tipos de cauterização
A cauterização do colo do útero é realizada de quatro maneiras diferentes: criocauterização que é um método de frio extremo a 60ºC negativos, cauterização de alta frequência com correntes elétricas que emitem ondas, cauterização a laser e cauterização com substâncias ácidas.
Cauterização dói?
A maior dúvida entre as mulheres que estão sujeitas a este tipo de tratamento é se a cauterização dói ou não. Por ser um tratamento invasivo para que possa atingir a parede externa do útero, pode causar uma leve cólica durante o procedimento e alguns minutos após o término.
Cuidados e indicações
Após realizar o procedimento de cauterização, a paciente deve ter abstinência sexual de 15 a 21 dias para que não haja nenhum trauma na parede externa do útero durante a cicatrização, ajudando na cicatrização e regeneração celular no local onde foi formada uma nova ferida causada pela cauterização. Durante esse período é indicado que a paciente use também pomadas antibióticas que ajudam na cicatrização da parede e após 40 dias retornar ao seu médico ginecologista para verificar se as feridas já cicatrizaram.
Como a cauterização é invasiva e causa uma nova ferida na parede do útero é essencial uma boa higiene íntima diária por conta do corrimento ocasionado e o uso de pomadas indicadas pelo seu ginecologista
Comentários
Postar um comentário